O conceito de Mindfulness trabalha o exercício da atenção plena, ou consciência plena como estilo de vida.  A prática, que deriva de técnicas de meditação budistas, ganhou força após a década de 70 e passou a ser empregada nas mais diversas situações, inclusive no meio corporativo, como forma de aumentar a produtividade nas empresas, reduzir conflitos, estresse, entre outros benefícios.

Apesar das origens budistas, o lado religioso cedeu lugar a pesquisas teórico científicas, permitindo o emprego do Mindfulness para fins terapêuticos independente de qualquer ligação com religião. Pesquisas conduzidas pelo médico americano Jon Kabat-Zinn e outros psicólogos mostraram que os benefícios do Mindfulness eram evidentes tanto em termos de resultados práticos como também em alterações fisiológicas no cérebro das pessoas.

 

Mindfulness Meditação Budista

Fonte: stewartleadership.com

 

Mas o que é Mindfulness?

A prática de Mindfulness tem como objetivo trazer todo o foco para o que há de real acontecendo no presente. O processo envolve exercícios de meditação que trabalham o estado mental para que ele tome consciência de todas as emoções e sensações que se manifestam de forma consciente, real e no presente momento. Desta forma, prendemos nossa mente no presente, deixando de lado qualquer pensamento futuro e passado, os quais não são reais, ou por que não existem mais (passado) ou porque ainda não aconteceram e são apenas uma possibilidade (futuro).

Com essa prática treinamos nosso cérebro para permanecer no presente e conferir total atenção (atenção plena) e consciência às atividades do momento presente. Com o avanço da neurociência, foi possível evidenciar os impactos que o Mindfulness causava no cérebro, ou seja, com alterações fisiológicas que trazem benefícios tanto para a vida pessoal como a profissional.

 

Mindfulness: Atenção Plena

 

Qual a importância de Mindfulness no ambiente corporativo?

Conferir foco e atenção plena a uma atividade só pode trazer benefícios em termos de resultados. Quanto maior a atenção dispensada a uma tarefa, melhor ela é desempenhada. Não é a toa que o Mindfulness no ambiente corporativo vem ganhando adeptos.

Além de se dedicar mais a uma tarefa, o fato de conferir atenção plena a uma atividade também aumenta a percepção de toda a realidade onde estamos inseridos. Isso pode ser transportado para o atendimento ao cliente, vendas, relacionamento com os colegas, liderança e também para cultivar o Networking e rede de relacionamentos.

No processo criativo, o Mindfulness também atua de forma significativa. Ao focar no presente e esquecer todas as emoções passadas e possibilidades futuras, nós eliminamos o excesso de pensamentos e acalmamos a mente. A mente perturbada e imersa em conflitos impede que os “insights” apareçam. Ao conferir atenção plena ao presente reduzimos a ansiedade e abrimos a mente para que o processo criativo floresça.

 

Mindfulness Exercício

As técnicas de Mindfulness como conhecemos hoje são derivadas do budismos. Elas foram aperfeiçoadas para fins terapêuticos e podem ser empregadas nos mais variados contextos, sem qualquer ligação religiosa. Fonte da foto: happymindhappybody.com

 

Exercícios de Mindfulness

Existem diversos exercícios de Mindfulness, porém o principal deles e o mais prático é o da respiração. Trata-se de uma técnica fácil e que pode ser usada no dia a dia, em praticamente qualquer ocasião. Basicamente o exercício exige que prestemos atenção à nossa respiração, no ar que entra e sai,  por um período de um minuto no mínimo. É recomendado sempre fazer este exercício logo antes de executarmos uma tarefa importante. Apesar de parecer simples e, para muitos, banal, é impressionante como este exercício de Mindfulness funciona. Não é difícil entender por que.

Ao prestarmos atenção em nossa respiração estamos trazendo nossa mente para o presente. Não só isso, estamos prestando atenção em algo real, que de fato existe: nossa respiração. Não estamos pensando em emoções e mágoas passadas ou problemas futuros, que não são reais. Estamos inteiramente, de forma plena, focados no presente. O exercício, mesmo que seja por um curto período (um minuto), elimina qualquer conflito do cérebro, tranquilizando a mente. Experimente a prática antes de uma tarefa (Ex. Reunião) e perceba os benefícios que um simples exercício de Mindfulness trará. Você estará mais focado e atento, aumentando as chances de resultados melhores, uma vez que estará livre de distrações relacionadas a emoções e sensações do passado ou futuro, que não são reais.

A era da Hiperconectividade e o Mindfulness

Pensamentos Meditação

Estamos a todo momento pensando em coisas que já aconteceram ou que um dia poderão acontecer. São situações irreais (que não existem mais ou que nunca existirão) que só preenchem a nossa mente com conflitos, causando ansiedade, estresse e depressão. Focar no presente, em algo real, e se doar por inteiro àquela situação traz benefícios para a vida pessoal e profissional. Fonte da imagem: sites.uci.edu

 

Principalmente nos dias atuais, com um bombardeio de informações, redes sociais, whatsapp, etc. somos treinados a pensar, pensar e pensar. Preenchemos nossas mentes com um milhão de emoções, sensações e problemas. É claro que o ato de pensar é importante, porém mais importante é saber como e, principamente, quando pensar. Pensamos em uma variedade infinita de coisas que acreditamos ser verdade, quando não são.

Pratique o Mindfulness e exercite sua capacidade de estar pleno e “inteiro” em algo.